terça-feira, 12 de julho de 2011

Perseverança


Você é uma pessoa perseverante?

Estamos cansados de saber que a vida não é nada fácil, e que pra se conquistar algo é preciso muito esforço e as vezes até sacrifícios que nem sempre estamos dispostos a realizar. E nesta batalha, muitos desanimam, fraquejam, choram, desistem... mas, não podemos esquecer que tudo nesta vida tem um preço, já imaginou se Jesus tivesse desistido de morrer na cruz por você?

E esse mesmo Deus que foi até o fim por você, quer te ajudar a ir até o fim por Ele! Por que? Porque Ele te ama, e porque jamais podemos confiar somente nas nossas próprias forças, sendo assim, nada melhor que recorrer ao nosso Deus para pedir uma ajudinha, não acha? Veja o exemplo do cego Bartimeu:
"Chegaram a Jericó. Ao sair de Jericó com seus discípulos e grande multidão, estava sentado a beira do caminho, mendigando, o cego Bartimeu, filho de Timeu. Quando percebeu que era Jesus, o Nazareno, que passava, começou a gritar: 'Filho de Davi, Jesus, tem compaixão de mim!' E muitos o repreendiam para que se calasse. Ele, porém, gritava mais ainda: 'Filho de Davi, tem compaixão de mim!' Detendo-se, Jesus disse: 'Chamai-o!' Chamaram o cego, dizendo-lhe: 'Coragem! Ele te chama. Levanta-te'. Deixando a sua capa, levantou-se e foi até Jesus. Então Jesus lhe disse: 'Que queres que eu faça?' O cego respondeu: 'Rabbúni! Que eu possa ver novamente!' Jesus lhe disse: 'Vai, a tua fé te salvou'. No mesmo instante ele recuperou a vista e seguia-o no caminho." - Marcos 10, 46-52.
Essa passagem bíblica ensina várias coisas boas sobre perseverança. Vamos analisar algumas delas:

A quem recorre Bartimeu?

Bartimeu recorre a Jesus! E você, a quem você procura pra te ajudar com as suas fraquezas? Com os seus pecados? Com as suas dificuldades? Com os seus problemas? Com a sua falta de perseverança?

De que forma Bartimeu busca por ajuda?

Bartimeu grita por Jesus! De que forma você tem pedido ajuda a Deus? Você reza, ora? Você vai a Igreja? Participa das Missas? Saiba que Jesus pode e quer te ajudar, mas, é preciso que você peça, e entregue nas mãos Dele a tua prece. Porque, embora Ele já saiba de tudo o que você precisa, Ele não vai intervir na sua livre-escolha de recorrer ou não a Ele.

Bartimeu encontrou obstáculos pelo seu caminho?

Sim! Nesta parte acho que todos nós somos iguais a Bartimeu, todos encontramos obstáculos para nos fazer desistir, ou para nos afastar de Jesus. A diferença está na maneira em que lidamos com esses obstáculos.

Bartimeu desistiu?

Não! Ele gritou ainda mais alto! Não é engraçado? Enquanto muitos desistem no primeiro obstáculo, ele insistiu, e insistiu com ainda mais força. Mas, não é tão ilógico  a sua atitude, afinal, quando queremos algo de verdade, devemos insistir de "verdade"! Estamos acostumados a fazer "pedidos de uma vez só", ou seja, eu peço algo a Deus hoje, e não peço mais depois, será que vamos convencer Deus do que precisamos agindo assim? Lembrando que esses obstáculos, apareceram quando Bartimeu procurava por Jesus, por que será? Porque o diabo não quer que você chegue a Jesus, ele vai fazer de tudo para te manter longe, para mudar a tua rota, para te fazer achar que Jesus não pode te ajudar, porque ele sabe que se Jesus estiver com você, ele não terá poder sobre a tua vida. Então, não deixe nada, nem ninguém te impedir de chegar até Jesus, pois Nele você encontrará a sua cura, assim como Bartimeu que voltou a enxergar!

O que Bartimeu teve que deixar pra trás?

A sua capa! O que te impede de ir até Jesus? Ás vezes somos nós mesmos que não queremos recorrer a Jesus, com medo das exigências que Ele possa fazer. Se agimos assim, estaremos colocando Deus em segundo plano em nossa vida, e concerteza não conseguiremos perseverar e vencer. Não tenha medo de deixar para trás aquilo que te impede de ir até Jesus. Bartimeu não teve medo que deixar a sua capa, talvez essa capa era tudo o que ele possuía, e podia ser roubada por alguém, mas ele não hesitou em deixa-lá. Não deixe que seu orgulho, sua impaciência, sua incompaixão, sua incredulidade, sua ganância, não deixa que nada te impeça de chegar até Jesus e receber o que ele tem pra você! Com Jesus nunca se perde, só se ganha!    

Qual a atitude de Bartimeu após recebera cura?

Seguiu Jesus! Muitas pessoas se esquecem de Deus depois que Ele permite que elas conquistem algo que querem, você é assim? Só procura Deus quando precisa? A atitude de Bartimeu é muito bonita, nos ensina que não devemos buscar a Deus apenas nos momentos difíceis, mas devemos estar constantemente em sua presença! Afinal, o mais importante ele já nos deu que foi a nossa vida, e já provou também o Seu amor por nós na cruz.

Resumindo: Quer saber como se tornar uma pessoa perseverante? Peça pra Jesus te ajudar! Ele te dará mais essa graça! Não tente confiar só em você e nas suas forças, mas confie em Deus, pois com ele você será capaz de vencer qualquer obstáculo! Não desanime se você perder algumas das batalhas que travar, mas confie, e acredite, porque no fim a Guerra está vencida com Jesus!

Um comentário:

  1. É verdade, recorrendo a Jesus podemos vencer qualquer obstáculo pois nada é impossível pra Ele, no entanto essa caminhada também exige muitos sacrifícios e é aí que não devemos desistir, temos se ser perseverantes e confiar em Deus.
    "Com Jesus nunca se perde, só se ganha!"

    ResponderExcluir