quinta-feira, 8 de setembro de 2011

É Errado Orar Repetitivamente?

Já ouvi várias vezes protestantes dizerem que orar repetitivamente é errado, que os católicos não agem conforme a vontade de Deus quando usam de orações que fazem uso de repetição, como o rosário por exemplo. Eles citam a seguinte passagem da bíblia:
"Nas vossas orações não useis de vãs repetições, como os gentios, porque imaginam que é pelo palavreado excessivo que serão ouvidos." Mt 6, 7.

No versículo acima Jesus não condena a oração repetida, mas sim a oração em vã. Jesus está se referindo a crença que os pagões tinham de que deus não ouviria suas orações caso não utilizassem o titulo correto, o qual mudava diariamente. Então, ao orar, os pagões começavam suas orações dizendo todos os títulos que lhes vinham a cabeça, afim de certificarem que suas orações fossem ouvidas. (Ex: "Ó Grande Zeus, Ó Mestre de Olímpia, Ó Grande Pai Zeus...") Jesus diz que essa maneira de orar é errada porque os deuses pagões não existem, e quando oramos para Deus ele escuta todas as nossas orações. Nós não precisamos preocupar-nos em dizer o titulo correto. 

Além disso, a própria biblia nos dá varios exemplos de orações repetidas. Por exemplo em Mateus 26, 36-46, Jesus ora a mesma oração três vezes. Em Apocalispe 4, 8, quatro seres vivos proclamam dia e noite sem cessar: "Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus todo-poderoso." Também, o publicano em Lucas 18, 9-14, bate repetidamente em seu peito dizendo: "Meu Deus, tem piedade de mim, pecador!". 

Não esquecendo de Lucas 11, 1-4, onde Jesus nos ensina como rezar. Ele nos dá a oração do Pai-Nosso. Já que a maioria dos cristãos oram a oração do Pai-Nosso, seriam todos "culpados" por orarem repetitivamente?

Qualquer oração pode ser vã. O que torna a oração eficaz é a atitude do coração (CIC 2559). E infelizmente, "Se o nosso coração está longe de Deus, as palavras que usamos para orar são vãs" (CIC 2562; Mt 15, 8-9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário