sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Deus Proíbe a Fabricação de Imagens?

É comum ouvir de nossos irmãos protestantes que ter imagens é algo contrário a vontade de Deus. Eles facilmente citam passagem que suportam seus argumentos. Entre elas: Ex 20, 4 e Ex 32, 31.


Porém, o mesmo Deus que proíbe a fabricação das imagens, ordena que elas sejam feitas. Podemos confirmar isso em apenas cinco capítulos adiante, onde Ele[Deus] diz para Moisés fazer dois anjos de ouro enormes e colocá-los no Santo dos Santos (Ex 25, 18-20).

No episódio das serpentes ardentes que Deus envia sobre os israelitas por terem perdido a fé (Nm 21, 5-6), quando Moisés roga a Deus para tenha piedade de seu povo, Deus diz para Moisés fazer uma serpente de bronze, e quem olhasse para ela ficaria curado (Nm 21, 8).

Em Segundo Reis, nós encontramos a "chave" para entender toda essa discussão em torno da fabricação de imagens. Onde, o rei Ezequias, muito temente a Deus, destrói a serpente de bronze que Moisés tinha fabricado, pois, o povo começou a trata-la como um deus. (2Rs 18, 4). Ou seja, o que a bíblia condena é a idolatria.

A Igreja sempre condenou a idolatria (CIC 2112-2114), se você é católico e adora uma imagem de Maria por exemplo, você está cometendo um pecado grave. Porém, eu nunca conheci nenhum católico que adorasse uma imagem, que atribuísse a imagem o status de um deus.

No ano de 787, o Concilio de Niceia, pronunciou-se da seguinte maneira quando surgiu o questionamento sobre a fabricação das imagens:
"Aquele que nos redimiu da idolatria insana, Jesus nosso Deus, quando ele tomou por noiva sua Santa Igreja Católica, prometou que iria guardá-la e conduzir seus santos discipulos, dizendo: ‘... Eis que estou convosco até a consumação dos séculos... ’ Para essa promessa alguns não prestaram atenção; enganados pelo inimigo traiçoeiro, abandoram a verdadeira linha da razão... e falharam na distinção entre o santo e o profano, dizendo que os ícones de Jesus e de seus santos não diferem das imagens de madeiro dos idolos satânicos”. 
Termino com alguns vídeos muito interessantes sobre imagens. Sinta-se livre para dar a sua opinião sobre o post. Deus abençoe. 


Apologética

Catacumbas com Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário