quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

13 Dicas de Encontros para um Namoro Católico

Ter um namoro santo é uma tarefa difícil, é preciso que o casal saiba como “namorar”. Uma parte extremamente importante em um namoro são os encontros. Por esta razão, este artigo mostrará algumas dicas de encontros para os casais de namorados que procuram viver a santidade no namoro.

1) - Santa Missa

Participar da Santa Missa é sem sombra de dúvidas uma excelente opção de encontro para os namorados. Na verdade, é mais que uma opção, é dever de todo casal de namorados participarem da Santa Missa juntos, pelo menos um vez na semana - Domingo. Um namoro católico deve ser firmado em Jesus, e é na Santa Missa que ambos tornar-se-ão um com Ele (Jo 6,56), e encontrarão forças para viver um namoro santo (Fl 4,13).
 
Dicas: 
  • Pode-se frequentar a Santa Missa diariamente. “A Missa diária é para aqueles que não têm nada melhor para fazer, ou seja, todos nós” - Jason Evert.

2) – Bíblia

Ler a Bíblia é um dever para toda pessoa que se diz católica, é essencial para todo cristão. A palavra de Deus tem poder para curar, confortar, converter, saciar, acalmar, iluminar, endireitar, transformar [...]. Seu poder é sem limites para todo aquele que a acolhe com fé e disposição interior. A palavra de Deus é alimento, - de fato, Jesus é a Palavra Viva do Pai, que se faz alimento para nós na Eucaristia - e direção (Mt 4,4; 7,24). Quantos bons frutos não amadurecem na vida do casal que lê, partilha e põe em prática a palavra de Deus?
 
Dicas:
  • Escolher um livro da Bíblia e ler um capítulo por dia, cada um pode ler em sua própria casa. Partilhar a leitura um com o outro no final do dia – pode ser por telefone mesmo - ou fazer anotações importantes sobre cada dia e partilhar tudo no final da semana quando o casal se encontrar, ou ainda, estipular um período para a partilha que não passe de quinze dias.

3) – Rezar

É muito importante que os namorados rezem juntos, a oração é um costume que deve ser desenvolvido pelo casal ainda no namoro. Rezar é falar com Deus, o diálogo entre namorados é importante, porém nunca deve-se esquecer ou diminuir o diálogo que cada um precisa ter com Deus (Ts 5,17).
 
Dicas:
  • Rezar antes de um encontro pedindo para que Espírito Santo conduza cada palavra, gesto, olhar e pensamento, não permitindo que nada contrária a vontade de Deus possa acontecer.
  • Rezar durante um encontro nos momentos de tentações.
  • Rezar depois de um encontro agradecendo pelos momentos bons e pedindo perdão pelos momentos ruins.
  • Rezar antes das refeições. Não deixem de rezar mesmo se estiverem em um local público, será até uma oportunidade de testemunhar a fé (II Tm 1,8).
  • Rezar o terço pedindo que a Virgem Maria interceda pelo namoro. Recomenda-se rezar o terço pelo menos uma vez ao mês.
  • Participar de grupos de oração.

4) – Adoração

Quão lindo é o casal de namorados que adoram a Jesus Cristo juntos, os momentos passados diante de Jesus Eucarístico são incomparáveis, repletos de graças e bençãos. Adorar, contemplar, pedir, suplicar, render graças. Diante do Rei dos Reis todo joelho se dobre (Rm 14,11), todo coração se abra e toda alma queime de amor. Os namorados só conseguirão viver um amor verdadeiro se voltarem-se para o Verdadeiro Amor de suas vidas: Jesus Cristo.
 
Dicas:
  • Fazer um momento de adoração diante de Jesus Eucarístico pelo menos uma vez ao mês .
  • Geralmente as paróquias e comunidades possuem um dia específico para adoração, seria interessante procurar informações para ver a possibilidade de estar participando também nesses dias. 

5) – Confissão

Cristo conferiu aos apóstolos o poder de perdoar os pecados (Jo 20,21-13). Na confissão é o próprio Cristo que perdoa na pessoa do sacerdote, ou seja, nela o pecador arrependido se encontra com o Cristo misericordioso, e é purificado de todos seus pecados. A confissão também concede ao pecador força para resistir as futuras tentações. Este sacramento é muito importante para o casal que quer viver a santidade, devendo ser buscado sempre que o casal – ou um dos namorados – comete um pecado mortal. Contudo, a confissão dos pecados veniais também é aconselhada. Não tenha medo de recomeçar, alegre-se, pois Deus sempre acolhe o pecador de braços abertos (Sl 32,1). 

Dicas:
  • Ir ao confessionário mensalmente – a confissão semanal também é aconselhável.
  • Os namorados podem ir juntos, ou separados – o importante é sempre incentivar um ao outro a participação deste sacramento.

6) – Caridade

A caridade é apresentada como a maior das virtudes (I Cor 13,13), praticá-la é um dever ao qual Jesus nos convida. O fato é que todos nós batizados somos inseridos em Cristo, tornando-nos com Ele um só corpo, do qual Cristo é a cabeça (I Cor 12,13). Por ordem da graça estamos intimamente ligados uns com os outros, se um membro do corpo sofre, todos sofrem com ele, se um membro do corpo é honrado, todos são honrados com ele (I Cor 12,26).
 
Dicas:
  • Visitar orfanatos, asilos, hospitais, etc.

7) – Família/Amigos

Os namorados não devem fecharem-se aos outros, ao contrário, devem manter os relacionamentos com a família e com os amigos. Não pode-se esquecer daqueles melhores amigos, eles são tesouros dados por Deus (Eclo 6,14). A família é essência e base, nunca deve-se deixá-la de lado (Mc 3,25).
 
Dicas:
  • Visitar a família e amigos.
  • Sair com a família e amigos - ex: missa, grupo de jovens, shopping, sorveteria, etc.

8) - Conversar sobre o Namoro

A cada certo tempo, é extremamente importante para o casal conversar a respeito do namoro. Descobrir se o relacionamento está progredindo ou não. Se a conversa for bem sincera será de grande ajuda, podendo impedir grandes desapontamentos no futuro – ex: casamento. É preciso que ambos tenham em mente o que procuram em um namorado(a), se o namorado(a) daria um bom marido/esposa, um bom pai/mãe, se a pessoa tem os mesmos princípios, se possuí as qualidades básicas que você procura – ex: ser católica, casta, etc. O namoro serve exatamente para descobrir se a pessoa será um bom companheiro(a) em todos os aspectos – menos sexualmente é claro. Não deixe que os desejos carnais atrapalhem a decisão de continuar ou não o namoro, sempre busque decidir pela parte espiritual, moral e ética.
 
Dicas:
  • Estipule um período para conversar sobre a relação. Ex: de dois em dois meses. Ás vezes pode ser necessário quebrar este padrão, sinta-se livre para fazê-lo.
  • Alguns pontos importantes a serem observados durante a conversa são: Como anda o crescimento espiritual do casal? Como anda a vivência da santidade? Como anda a vivência da castidade e pureza? Existe mais mágoas do que alegrias? O namoro está fazendo com que você seja uma pessoa melhor? Existe respeito, honestidade, fidelidade, amor, perdão, compreensão, arrependimento, superação, comunicação, dedicação e atenção no namoro? Sinto-me chamado(a) para uma outra vocação? Como está o relacionamento do casal com Deus? Como está o relacionamento do casal com a família e amigos?
  • Criticar e elogiar também é importante – isso pode ser feito diariamente ou nos momentos oportunos.
 
9) - Grupos de Jovens

Frequentar grupos de jovens é um ótimo pedido de encontro. No grupo o casal pode descontrair, brincar, dançar, cantar, aprender sobre a fé, rezar, fazer novas amizades, etc. Os grupos de jovens são uma ótima oportunidade para diversão, crescimento espiritual e relacionamentos. Apenas certifiquem-se de que o grupo em si seja levado a sério por seus coordenares e participantes, e seja coerente com a doutrina católica.
 
Dicas:
  • O casal pode conversar depois do grupo sobre os momentos que mais lhes chamaram a atenção, o que mais gostaram, o que aprenderam de novo, como colocarem em prática o que foi discutido no grupo, etc.
  • Seria interessante conhecer e participar de outros grupos de jovens se possível.

10) – Livros

Ler livros sobre a doutrina católica pode ser muito importante para o crescimento espiritual, moral e para o fortalecimento da fé do casal. A doutrina católica é um grande tesouro que pode ser explorado, e que com certeza ajudará ambos a viverem cada vez mais de acordo com a vontade de Deus em todos os sentidos de suas vidas. Apenas certifiquem-se de que os livros sejam realmente católicos.
 
Dicas:
  • Temas recomendados: Missa, Teologia da Corpo, Namoro, Castidade, Modéstia, Santidade, Casamento, Métodos Naturais para o Controle de Natalidade, – este talvez seja mais interessante caso for um noivado - Os Sacramentos, – principalmente a Eucaristia e Confissão - Livros de Apologética, – ex: Primado, Presença Real, Sola Scriptura, Tradição Apostólica, Maria, Intercessão dos Santos, Purgatório, Fim dos Tempos - O Catecismo da Igreja Católica, O Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, Youcat, Documentos da Igreja – ex: encíclicas.
  • Tirar um dia para ler juntos, - não precisa ser o livro inteiro - o casal pode ler o livro em casa, num parque, no local que escolherem, e após a leitura, compartilharem o que foi lido ou ir expondo os pensamentos a medida que encontrarem algo que lhes chamem a atenção.

11) – Filmes/Músicas

Assistir filme e ouvir música são coisas que todo mundo gosta de fazer, é relaxante, fornece entretenimento, é diverto, e às vezes pode ser até edificante. Dê preferência a filmes católicos ou do gênero – caso o filme seja protestante esteja atento aos erros doutrinários. Caso optarem por assistirem filmes seculares, escolham sempre aquele tenha algo de bom para transmitir e estejam atentos as incoerências. Saibam que muitos filmes procuram manchar a imagem da Igreja e a fé católica – ex: Código Da Vinci e Anjos e Demônios. As músicas também devem preferencialmente serem católicas ou do gênero – caso a música seja protestante esteja atento aos erros doutrinários. As músicas seculares são um grande problema, pois dizem coisas completamente contrárias ao Evangelho – ex: traição, falta de compromisso, fornicação, etc. Estejam atentos as letras e procurem não escutarem nada de imoral, ateu, antiético e afins (Gl 5,19).
 
Dicas:
  • Bandas católicas recomendadas: Missionários Shalom, Toca de Assis, Eliana Ribeiro, Ministério Adoração e Vida, Ir. Kelly Patricia, Dunga e Eliana Ribeiro – existem muitas outras bandas boas também.
  • Ouvir a música em casa, num parque, sozinhos ou entre amigos/família.
  • Ir a shows de bandas católicas.
  • O Temas de filmes: santos, Maria, milagres eucarísticos, Paixão de Cristo, histórias bíblicas, etc.
  • Assistir o filme em casa ou no cinema, só o casal ou convidar amigos/família para assistirem juntos.
  • O casal de namorados pode fazer um momento de reflexão depois do filme.

12) – Atividades Físicas


As atividades físicas são ótimas para a saúde. São também uma forma de transformar a energia sexual em energia não sexual. Além de proporcionarem momentos de diversão, descontração, distração, etc.
 
Dicas:
  • Caminhar, correr, andar de patins/bicicleta/skate, jogar futebol/vôlei/basquete/tênis/handebol.
  • Praticar as atividades só o casal ou com amigos/família.

13) – Sair sem o namorado(a)

Em um namoro é comum do casal querer sair junto para todo lugar, porém, às vezes é importante deixar o outro de lado e sair sozinho(a). Você não precisa estar com o seu namorado(a) para ir a Missa, para visitar sua família e amigos, etc. O namorado(a) não pode deixar de ir para algum lugar só porque o outro não pode ir, nem este outro proibir o namorado(a) de ir para algum lugar só porque ele não pode ir. Além de tudo, isso ajudará a criar uma maior confiança e fidelidade.
 
Dicas:
  • Visitar aquele velho amigo ou parente que você não vê há muito tempo.
  • Ir para a Igreja e ter seu momento de oração sozinho(a).

Um comentário:


  1. Na parte que sugere os livros há um equívoco, é sugerido a leitura de uma doutrina luterana, da sola scriptura (Somente a Escritura).

    https://padrepauloricardo.org/blog/a-biblia-leva-nos-a-roma

    ResponderExcluir