quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Os Santos são Capazes de Ouvir as Nossas Preces?

Uma objeção comum sobre a doutrina católica referente a Comunhão dos Santos, é a de que eles não são capazes de ouvirem os nossos pedidos de intercessão. Eles dizem: "Nós somos incapazes de ouvirmos os santos, como eles podem ser capazes do nos ouvirem?" Será que as almas no céu possuem as mesmas limitações que as almas que estão na terra? 

“... Agora nós vemos num espelho, confusamente; mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido” (1 Cor 13,12). 
Aqui na terra nós enxergamos de modo confuso, mas no céu estaremos face a face com o Deus Todo-poderoso, será mesmo que teremos as mesmas limitações?
“... E como já trouxemos a imagem do terrestre, traremos também a imagem do celeste” (1 Cor 15,49). 
A imagem do terrestre diz respeito a Adão, e a imagem do celeste diz respeito a Jesus. Então, teremos no céu de alguma forma, uma capacidade superior do que temos aqui na terra, seremos transformados de modo misterioso por Jesus Cristo. 
“... Por elas foram-nos concedidos os bens prometidos, os maiores e mais valiosos, a fim de que vós vos tornásseis participantes da natureza divina, fugindo da corrupção que a concupiscência espalhada no mundo” (2 Pd 1,4).
Como participantes da natureza divina, os santos podem provavelmente saber o que acontece aqui na terra. Mas, essa passagem também deixa claro, que quaisquer habilidades que os santos tenham no céu, são dadas a eles por Jesus Cristo. Tudo isso é o resultado da participação de sua natureza divina, não é algo que os santos fazem por si próprios, tudo que somos, e tudo que somos capazes de fazer tanto no céu como na terra é resultado da graça de Deus. 
“... Mas, como está escrito, o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu” (1 Cor 2,9). 
Esta passagem nos diz que as coisas no céu estão além de tudo o que podemos imaginar. Então, porque alguém pensaria que os santos têm no céu, as mesmas limitações que temos aqui na terra? 
“... A nós, Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito sonda tudo, mesmo as profundezas de Deus” (1 Cor 2,10).
Se Deus revela as coisas referentes ao céu através do seu Espírito para nós aqui na terra, então, Deus também é capaz de através do mesmo Espírito revelar coisas referentes a terra para os que estão no céu. 
“... Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar aqueles que tinham sido imolados por causa da Palavra de Deus e do testemunho que tinham dado. Gritaram com voz forte: “Senhor santo e verdadeiro, até quando tardarás em fazer justiça, vingando o nosso sangue contra os habitantes da terra?” (Ap 6, 9-10). 
Os santos martirizados aqui na terra, gritam por justiça contra aqueles que combateram, e obviamente eles sabiam que a justiça ainda não tinha sido feita. Vamos dizer então, que os santos possuem pelo menos um pouco de conhecimento sobre o que acontece aqui na terra. 
Em 1 Samuel 28, os filisteus estavam se preparando para atacar Israel. O rei Saul dizia que Deus havia se afastado dele, e não o respondia mais. Saul então vai ao encontro de Samuel, e Samuel lhe diz: “... O SENHOR entregará Israel juntamente contigo nas mãos dos filisteus. Amanhã tu e teus filhos estarão comigo, e o SENHOR entregará o exército de Israel aos filisteus” (1 Sm 28, 19).
Neste texto, Samuel não tinha conhecimento do que estava acontecendo em Israel, mas falou não só do evento que estava acontecendo, como também do que iria acontecer. 
Em Lucas 16, 19-31, temos a história do homem rico e Lázaro. O homem rico morre e vai para um local de tormento, Lazaro ao contrario, é conduzido para junto de Abraão para um local de conforto. O homem rico implora a Abraão para que mande Lazaro para a terra, para que avise seu irmão deste lugar de tormento o qual ele se encontra. 
Vamos refletir sobre este texto por um momento, parece que o homem rico mesmo estando num local tormento, tem conhecimento de que seu irmão continua vivo na terra, e também existe uma implicação muito forte, que ele também saiba que seu irmão ainda não se arrependeu de seus pecados, pois ele diz: “... Não, Pai Abraão. Mas se alguém dentre os mortos for até eles, certamente vão se converter” (Lc 16, 30). E seguindo a lógica, se o homem rico pode saber estas coisas mesmo estando em um local de tormento, por que os santos no céu, não poderiam saber das coisas que se passam na terra? Mas sim, eles sabem! Vejamos a resposta de Abraão: “...Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, mesmo se alguém ressuscitar dos mortos, não acreditarão” (Lc 16, 31). Pode-se concluir então, que Abraão também possui um certo conhecimento sobre a família do homem rico. E não é um conhecimento qualquer, é o conhecimento sobre a disposição do coração deles, pois afirma que mesmo se alguém ressuscitar dos mortos não acreditaram. 
“... Eu vos digo: assim haverá no céu alegria por um só pecador que se converte, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão” (Lc 15, 7). 
Os anjos que estão no céu se alegram com a conversão de um pecador, mas o que é conversão? Não é uma mudança no interior de uma pessoa? Mudança na mente e no coração? Para acontecer uma conversão verdadeira não basta dizer: “Eu sinto muito”, mas sim se sentir verdadeiramente arrependido, e esse processo acontece no interior de uma pessoa. Vemos neste texto que os anjos no céu sabem até mesmo o que se passa no coração e mente das pessoas aqui na terra, ao contrário, como poderiam alegrar-se com a conversão de um pecador aqui na terra? 
“... Jesus lhes respondeu: Estais errados. Não compreendeis a Escritura, nem o poder de Deus. Na ressurreição não haverá homens e mulheres casando-se, mas serão como anjos no céu...” (MT 22, 29-30). 
Jesus nos diz que os santos no céu são como anjos, sendo assim, se os anjos sabem sobre a conversão dos pecadores, sendo os santos como anjos, eles também possuem o mesmo conhecimento. E mais uma vez sejam eles anjos ou santos, não os são assim pelos seus próprios poderes, mas pelo poder de Deus. 
“... Portanto, com tamanha nuvem de testemunhas em torno de nós, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que nos envolve...” (Hb 12, 1). 
No capitulo anterior – Hebreus 11 – o autor de Hebreus havia acabado de falar sobre os santos: Abraão, Isaac, Jacó, Moisés, José, entre outros. Esta nuvem de testemunhas, descrita na passagem acima, são os santos que estão no céu, e vemos claramente nesta passagem que esta nuvem se situa em torno de todos nós de uma forma misteriosa, sejamos nós capazes de vê-la ou não. E se os santos estão em torno de nós, será que eles realmente não sabem de nada que acontece aqui na terra?
As pessoas pensam que a Igreja Católica atribui os poderes que só pertencem a Deus aos santos e a Maria. Não! A Igreja não atribui, seja o que for que eles sejam capazes de fazer, foi porque Deus deu-lhes o poder para que fossem capazes, pois eles são membros do corpo de Cristo, tendo Cristo como a cabeça deste corpo. Nunca oramos somente aos santos, ou somente a Maria, Jesus está envolvido do começo ao fim, as partes do corpo não são capazes de realizarem nada por si mesmas, somente através da cabeça é que elas funcionam. Então, rezar para os santos não quer dizer deixar Jesus de lado, Ele é a cabeça, nós somos o corpo, tudo o que fazemos é por meio Dele, Nele e com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário