segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Quantas Vezes Eu Posso Comungar No Mesmo Dia?

Quantas vezes eu posso receber a Santa Eucaristia em um mesmo dia? Acho que essa pergunta não passou pela cabeça da maioria dos católicos, mas, da mesma forma que a Igreja estabelece uma quantidade mínima por ano para receber a Eucaristia (pelo menos uma vez, de preferência no tempo pascal), ela também estabelece um quantidade máxima a qual o fiel pode recebê-la por dia.

 Esse artigo tem como fonte o Catecismo da Igreja Católica - CIC e o Código de Direito Canônico - CDC.

Antes de qualquer coisa é preciso lembrar que não é permitido comungar quem estiver consciente de ter cometido um pecado grave, conforme consta no CDC parágrafo 916:
“Quem está consciente de pecado grave não celebre a missa nem comungue o Corpo do Senhor, sem fazer antes a confissão sacramental, a não ser que exista causa grave e não haja oportunidade para se confessar; nesse caso, porém, lembre-se que é obrigado a fazer um ato de contrição perfeita, que inclui o propósito de se confessar quanto antes.”
E agora, respondendo a pergunta, um católico pode receber a Eucaristia até duas vezes no mesmo dia, cumprindo certas condições:
“Quem já recebeu a Santíssima Eucaristia pode recebê-la novamente no mesmo dia, somente dentro da celebração eucarística em que participa, salva a prescrição do can. 921, § 2.” (CDC, parágrafo 917.)
“É consentâneo com o próprio sentido da Eucaristia que os fiéis, se tiverem as disposições requeridas***, comunguem quando participarem da missa...” (CIC 1388)
***Nota do rodapé do catecismo: No mesmo dia, os fiéis podem receber a Sagrada Eucaristia só uma segunda vez.
Resumindo: É permito receber a Santa Eucaristia até duas vezes ao dia sendo que uma das vezes deve ser dentro do contexto de uma missa. Exemplos de quando se pode receber a Santa Eucaristia:
  • Participar de duas celebrações separadas da Santa Missa no mesmo dia. (CDC #917; CIC #1388)
  • Participar da Santa Missa e de um funeral onde tenha a celebração Eucarística.
  • Participar da Santa Missa e de um casamento onde tenha a celebração Eucarística.
  • Participar da Santa Missa e receber o sacramento da unção dos enfermos.
  • Participar da Santa Missa e da Missa no sábado à noite.
Obs.: É possível para uma pessoa receber a comunhão pela terceira vez em caso de morte.

Um comentário:

  1. Uma pergunta! Posso receber a eucaristia numa Celebração de manhã e na missa a noite, no mesmo dia? Ou vice e versa?

    ResponderExcluir