sábado, 19 de novembro de 2011

Adventistas do Sétimo Dia: Quem são eles afinal?

A Igreja Adventista do Sétimo Dia foi fundada por William Miller (1782-1849). Nascido em Pittsfield, Massachusetts, em 15 de Fevereiro de 1782, ele era um veterano da Guerra de 1812 e um fazendeiro no interior de Nova York. Na idade de 34, ele abandonou o deísmo para se juntar à Igreja Batista. Auto-ordenado, ele começou a pregar em 1831. Encantado com as profecias da Bíblia, ele acreditava que todas as profecias que não tinham sido cumpridas por Cristo durante Seu tempo na terra, seriam cumpridas em Sua Segunda Vinda.

No entanto, sua interpretação de Daniel e da Revelação (Apocalipse) o levou a prever a Segunda Vinda. Miller pensou que as profecias sobre o fim do mundo continha um código numérico que podia ser decifrado. Ele tomou as 2.300 noites mencionado em Daniel (8:14) sobre a purificação vinda do templo, converteu-as para anos, e, em seguida, contados a partir do ano 457 AC (que ele manteve como "70 semanas" desde o início da primeira vinda ) para predizer a Segunda Vinda de Cristo em 21 de Março de 1843. Ele ganhou muitos seguidores por meio de sua pregação e através da publicação de The Midnight Cry. Embora sua previsão ter causado grande entusiasmo, ela não conseguiu torna-se realidade.

Para não ser contrariado, ele revisou seus cálculos e a previu a Segunda Vinda para 21 de Março de 1844. Quando essa previsão também falhou, ele previu para 22 de Outubro de 1844. Novamente, Miller estava errado. Esta última falha ficou conhecida como o "Grande Desapontamento", e causou a maioria dos seus seguidores a abandoná-lo.

Os restantes de seus seguidores juntaram-se no ano seguinte em Albano, e formaram um plano para manter o movimento milenar vivo. Facções desenvolveram-se, mas um grupo forte sobreviveu. Em 1860, eles formalmente inauguraram a Igreja Adventista do Sétimo Dia. James White tornou-se presidente dos Adventistas do Sétimo Dia, depois a denominação foi disposta em Battle Creek, Michigan, em 1863.

Sra. Ellen Gould Harmon White (1827-1915), uma devota seguidora de Miller e esposa de James, teve uma forte influência sobre a seita. Provavelmente devido ao seu delicado estado de saúde. Ela teve visões, alegando ter tido mais de 2.000 durante sua vida. Vários fatores influenciaram sua perspectiva religiosa: (1) avivamento metodista, que levou à sua conversão em 1841, (2) cura pela fé, sobre a qual ela dependia por suas muitas doenças frequentes; (3) visões sobrenaturais, e (4) os ensinamentos de Miller. Embora tivesse apenas concluído a terceira série, ela escreveu 45 livros principais e mais de 4.000 artigos. Caminho a Cristo foi traduzido para 85 idiomas. A maioria dos ensinamentos da Sra. White, que foram incorporados na doutrina oficial foram derivados de suas várias visões e foram considerados inspirados.

Ellen White e seu confrade Hiram Edson reestudaram as profecias bíblicas sobre a Segunda Vinda e próprios ensinamentos de Miller, e concluíram que eles indicavam o início do julgamento final. Eles passaram a ensinar que a Segunda Vinda era ainda iminente, mas o dia e a hora eram imprevisíveis.

White também acreditava que o sábado, e não domingo, era o Sábado ordenado por Deus em Gênesis. Segundo ela, a mudança do sábado para o domingo foi introduzido pelo anticristo ou papado. É claro, a tradição cristã desde os tempos apostólicos considera o domingo como sendo o dia do Senhor, já que nosso Senhor ressuscitou dos mortos no domingo de Páscoa. Encontramos evidências disto em Atos dos apóstolos "No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para o partir do pão, Paulo pregou a eles" (Atos 20:7). O grande apologista, S. Justino Mártir (m. 165), escreveu: "Domingo, na verdade, é o dia em que mantemos nossa assembleia em comunhão, porque é o primeiro dia em que Deus, transformando as trevas e a matéria, criou o mundo; e nosso Salvador, Jesus Cristo, ressuscitou dos mortos no mesmo dia "(Primeira Apologia). Curiosamente, os Adventistas do Sétimo Dia mudaram uma tradição de origem apostólica e consistentemente reconhecida pelos cristãos ao longo dos séculos. Claramente, essa mudança mostra o quão forte pode ser uma revelação pessoal.

Ellen White teve uma visão em 05 de junho de 1863, em que ela aprendeu que a carne, álcool e tabaco eram proibidos, que os médicos e os remédios eram para serem evitados, e que os discípulos deviam ter um regime saudável de ar fresco, sol, descanso, exercício e dieta. Qualquer impureza sexual também foi condenada. Curiosamente, estes ensinamentos inspirou Sylvester Graham a desenvolver um cracker nutritivo para promover o bem-estar, portanto, o "Cracker Graham."

Além disso, John Kellogg de Battle Creek, Michigan, desenvolveram uma dieta saudável de frutas, grãos, legumes, e, sim, cereais, que não só promoviam a saúde, mas também impediam ou diminuíam as impurezas sexuais.

Sobre os seus dogmas, hoje, os Adventistas do Sétimo Dia afirmam a plena divindade de Cristo. Adventistas do sétimo dia creem que o homem é por natureza mortal, não é imortal. A morte é considerada um sono. A ressurreição dos justos mortos ocorrerá na Segunda Vinda, quando ambos eles e vivos serão levados para o Céu, onde juntos eles vão passar o milênio. Aqueles que vivem nesta hora que rejeitaram a salvação serão destruídos, eles e os ímpios mortos ressurgirão quando Cristo voltar, no final dos 1.000 anos para limpar a terra. Neste momento, eles serão destruídos para sempre pelo fogo. A terra será restaurada para o estado do Jardim do Éden e proverá um paraíso para os santos.

Os Adventistas do Sétimo Dia têm dois principais ritos litúrgicos: batismo por imersão, o qual é reservada para aqueles de maturidade suficiente para compreender seu significado. Em segundo lugar, imitando a Última Ceia, um serviço de comunhão é realizada quatro vezes por ano e é precedido por uma cerimônia de lava-pés, no entanto, o pão e o vinho não fermentado, usados, são considerados apenas símbolos do corpo e sangue de Cristo.

Adventistas do Sétimo Dia observam o Sábado do cair do sol da sexta-feira, ao cair do sol do sábado. Todos os trabalhos desnecessários, incluindo cozinhar, são evitados durante estas horas. Eles frequentam a igreja e escola sabatina nestas sextas-feiras à noite e sábados de manhã.

Eles pagam como o dízimo um décimo de sua renda. A maioria dos membros seguem uma dieta vegetariana, abstendo-se dos alimentos proibidos pelo Antigo Testamento, como porco e presunto. Por razões de saúde eles abstêm-se de bebidas alcoólicas e tabaco. A igreja também opera um extenso programa de medicina com hospitais e clínicas em todo o mundo.

O governo da igreja é democrático. Cada igreja local é governada congregacionalmente mas pertence a uma conferência estadual, que nomeia o seu ministro. Quatro ou mais conferências compõem uma conferência de união e conferências sindicais diversas compõem uma divisão. Há 10 divisões em 189 países com uma sede em Washington, DC. Em 1998, os Adventistas do Sétimo Dia relataram uma adesão de 5 milhões nos Estados Unidos, e 9-10 milhões no mundo inteiro.

Alterado e Adaptado de http://catholiceducation.org/articles/religion/re0144.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário