terça-feira, 15 de novembro de 2011

Jesus é Deus?

As Testemunhas de Jeová dizem que Jesus é um deus. Isso mesmo! Para eles Jesus não é Deus, mas um deus com "d" minúsculo. Algo como: Jesus deus poderoso, Jeová Deus todo-poderoso. Já ouvi dizer também, que Jesus é as vezes tido por eles como um anjo ou arcanjo.

Eles não acreditam na Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Contrariando a maioria dos cristãos, já que a maioria dos cristãos, não só nós católicos, acreditam nessa doutrina. Mas será que isso faz alguma diferença? Eu diria que faz uma imensa diferença, já que o entendimento que teríamos de Deus seria incompleto, enganoso, falso... Existe uma grande diferença entre Jesus ser Deus, e Jesus ser um deus.

Voltando a nossa pergunta: Jesus é Deus? Vamos analisar o que a Bíblia tem a dizer. Eu acho que peça fundamental se encontra em Isaías: 
“Eu sou o primeiro e o último, fora de mim não há Deus” (Is. 44,6). 

“Antes de mim nenhum Deus foi formado e depois de mim não haverá nenhum” (Is. 43,10)
Parece bem claro, não existe outro Deus, além de Deus! E nunca existirá! Como então, as Testemunhas de Jeová podem dizer ser Jesus um outro deus?

Sem precisar recorrer ao Catecismo da Igreja Católica, o que seria bem válido, já que a Tradição Apostólica é extremamente válida (1Cor 11,2; 2Ts 2, 15; 2Ts 3, 6; 2Tm 2, 2;), vejamos o que a Bíblia tem a nos dizer.  

No evangelho de João 5, 18 os judeus procuram matar Jesus porque “Ele dizia ser Deus seu próprio pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.”  
Essa passagem se refere à cura de um enfermo na piscina de Betesda num dia de sábado. Os judeus procuram matar Jesus por Ele se fazer igual à Deus, o trecho é bem claro, os judeus entendem que Jesus se fez igual à Deus, não inferior, nem superior, mas igual. Outro ponto interessante, é que Jesus não corrige os judeus, mesmo estes querendo matá-lo, o que implica que Ele é realmente igual à Deus.
Em João 8, 58 quando questionado pelos judeus sobre seu conhecimento sobre Abraão, Jesus responde, “Em verdade, em verdade, eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou” – Invocando sobre si o nome de Deus – “Eu sou” (Ex. 3, 14). Os ouvintes entenderam perfeitamente o que Jesus clamava sobre si. “Então apanharam pedras para atirar nele; Jesus, porém, ocultou-se e saiu do Templo” (João 8, 59).
Jesus clama para si um título que é somente de Deus (Dt 5, 11). Mais uma vez os judeus procuram matá-lo por se fazer Deus (Lv 24, 16), e mais uma vez Jesus não os corrige por má interpretação.
Em João 20, 28, Tomé se põe aos pés de Jesus dizendo, “Meu Senhor e meu Deus!”.
Aqui o apostolo Tomé se dirige a Jesus como Senhor e Deus! Jesus aceita a adoração de Tomé e não o repreende por ter o chamado de Senhor e Deus. E ainda diz “Felizes os que não viram e creram!” (Jo 20,29).
Em João 1, 1 “No principio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.”
Nas passagens acima vemos que Jesus é Deus e que existe apenas um Deus. Jesus não pode ser outro deus com “d” minúsculo, porque se não seria um Deus falso.
Também há algumas passagens que se referem a Deus como sendo “O primeiro e o último” como em Isaías 44, 6; 41,4; 48,12. O mesmo titulo é dado a Jesus três vezes no livro do Apocalipse: 
“Ao vê-lo [Jesus], caí como morto a seus pés. Ele, porém, colocou a mão direita sobre mim assegurando: ‘Não temas! Eu sou o Primeiro e o Último’” (Ap. 1, 17). 
“Ao Anjo da Igreja em Esmirna, escreve: ‘Assim diz o Primeiro e o Último, aquele que esteve morto mais voltou à vida’” (Ap. 2, 8). 
“Eis que venho em breve, e trago comigo o salário para retribuir cada um conforme o seu trabalho. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Principio e o Fim” (Ap. 22, 12-13).
Na última passagem citada acima, temos ainda o título “Alfa e Ômega” aplicados a Jesus, que o livro do Apocalipse anteriormente dá a Deus: 
“Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, ‘Aquele-que-é, Aquele-que-era e Aquele-que-vem’, o Todo Poderoso” (Ap. 1,8).
Em João 10, 30-31, mais uma vez Jesus se faz com Deus dizendo: “Eu e o Pai somos um”. E os judeus pegam pedras para apedrejá-lo “porque, sendo apenas homem, tu te fazes Deus”.
E mais uma vez Jesus não corrige os judeus, algo que poderia ter feito por estar correndo risco de morte, e caso não fosse Deus realmente, para não deixar os judeus mal informados a respeito dele.
No evangelho de Mateus 12, 6 Jesus diz aos judeus ser maior que o Templo “Digo-vos que aqui está algo maior do que o Templo”.
Para os judeus ser maior que Templo onde era a morada de Deus, implicaria ser Deus!
Em Marcos 2 no episódio da cura de um paralitico, é possível perceber outras provas sobre a divindade de Jesus. “Jesus, vendo sua fé, disse ao paralitico: ‘Filho, os teus pecados estão perdoados’. Ora, alguns dos escribas que lá estavam sentados refletiam em seus corações: ‘Por que está falando assim? Ele blasfema! Quem pode perdoar pecados a não ser Deus? ’ Jesus imediatamente percebeu em seu espírito o que pensavam em seu íntimo, e disse: ‘Por que pensai assim em vossos corações? O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, toma o teu leito e anda? ’ Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra, eu te ordeno – disse ele ao paralitico- levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa’”.
Jesus é acusado pelos escribas por dizer ter o poder de perdoar pecados, pois, só Deus é capaz de perdoar pecados. Jesus percebe o que os escribas estavam pensando no mais intimo de seus corações, como Jesus é capaz de perceber o mais intimo do coração se não é Deus? Mais a passagem diz que ele conseguiu, e para provar que ele pode sim perdoar pecados, e que é Deus, Ele e cura o paralitico.
Em Jeremias 17, 10 temos alguns atributos que são dados somente a Deus “Eu, Iahweh, perscruto o coração, sondo os rins, para retribuir...”. Temos os mesmos atributos dados a Jesus em Apocalipse 2, 23 “Para que todas as Igrejas saibam que sou eu quem sonda os rins e o coração, e cada um de vós...”.
Os mesmo atributos mostrados em Jeremias para Deus são aplicados a Jesus. Mostrando mais uma vez que Jesus é Deus!
A bíblia indica que Deus sozinho criou o universo (Is. 44,24), e “o arquiteto de tudo é Deus” (Hb 3,4). Entretanto Jesus criou os céus e a terra “És tu, Senhor, que nas origens fundastes a terra; e os céus são obras de tuas mãos” (Hb. 1,10).
Essa passagem prova por ela mesma que Jesus é Deus, já que uma referencia do Antigo Testamento a Deus (Sl 102, 26-28) é dada a Jesus!
Estevão reza para Jesus em At 7, 59.
Estevão reza para Jesus então deve se concluir que Jesus seja Deus!
Alguns outros títulos atribuídos a Deus que Jesus recebe: Reis dos reis, Senhor dos senhores (Dt 10,17 – Ap. 17,14); Único Salvador (Is 43,11 – At 4,12); Pedra (Is 8,14 – 1 Pt 2,7-8); Pastor (Sl 23,1 – Hb 13,20-21);
Coisas comuns entre Jesus e Deus: Ambos são adorados por anjos (Hb 1,6 – Ne 9,6); Ambos são imutáveis (Hb 13,8 – Ml 3,6); Amos são onisciente (Jo 21,11 – 1 Jo 3,20); Ambos dão vida eterna (Jo 10,28 – 1 Jo 5,11); Juiz do mundo (Jo 5,22 – Sl 96,13); Para eles todo o joelho se dobrará e toda a língua confessara (Fl 2,9-11 – Is 15,23).
Diante de tantas semelhanças, não há outra conclusão a não ser a de que de fato Jesus é Deus!
Outras passagens que mostram a igualdade entre Jesus e Deus “Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30). “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,9). “Tudo que o Pai tem é meu” (Jo 16,15).

Acho que ficou mais do que provado a divindade de Jesus. Que é Deus junto ao Pai e o Espírito Santo. Um só Deus em três pessoas. Em breve, publicarei algum artigo sobre a Trindade, esse mistério de Deus. Lembrando que mistério não é algo impossível de se explicar, mas sim algo que não podemos entender completamente, já que Deus é infinito, perfeito, e nunca chegaremos a esgotar seus mistérios, pelo menos não neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário