segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Estudar Teologia?

"Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus." - Mt 4, 4. Uma verdade revelada por Deus é comida para a nossa alma. Entretanto essa comida só sacia e nutri quem dela se alimenta, não é possível nutrir-nos e saciar-nos, apenas vendo outros dela se alimentarem. Precisamos nós mesmos comê-la.  

A verdade também é luz, não conhecê-la é permanecer nas trevas, conhecê-ĺa erroneamente é dobrar as trevas. Grande parte da nossa realidade só pode ser conhecida por revelação divina. Doutrina é o que Ele nos ensina, desconhecer uma doutrina, significa ofuscar a luz, desconhecer ou equivocar uma verdade.

É de se imaginar que nenhum católico esteja totalmente desnutrido, nós temos a Eucaristia, ou totalmente na escuridão, pois a Igreja conduzida pelo Espírito Santo, cuida e zela pela verdade, a favor até do menos interessado de seus filhos. Contudo, é capaz que um católico esteja vivendo um pouco desnutrido, um pouco em meio as trevas, e isso é uma lástima.

O conhecimento serve o amor - ele pode também servir o orgulho e a vaidade ao invés do amor, e contra isso nós devemos estar atentos e em guarda. O conhecimento serve o amor removendo os mal-entendidos que ficam em seu caminho. E ainda melhor, a cada nova verdade que aprendemos e meditamos sobre Deus, é um novo motivo para amá-lo.

Um católico pode se dizer satisfeito com o que ele está recebendo, mas a vida não é somente receber, é preciso dar, passar adiante. E dificilmente um católico irá se dizer satisfeito com o que ele está passando adiante. Quantas almas estão famintas pela comida que Jesus deseja que elas tenham - vivem sem a Eucaristia, sem a plenitude da verdade. Nós somente lamentamos, mas não perdemos uma noite de sono para tentar mudar esse cenário.

É nosso dever saciar os famintos, pois somos nós que vivemos em contato com eles. Devemos entender os dogmas e o poder nutritivo que eles possuem, assim como explicá-los aos outros. Saber dar razões da nossa fé e defende-lá: "Estai sempre prontos a responder para a vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão da vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito." - I Pd 3, 15.

Não contente-se com o pouco, alimente-se, e ilumine-se a cada dia mais, nosso entendimento nunca ultrapassará o infinito que é Deus. Coma você mesmo, para que fique nutrido e possa nutrir aqueles que Jesus colocar em seu caminho, mostrando-os a fonte, mostrando-os Jesus Cristo. Saiba no que você acredita, saiba o porque você acredita, saiba procurar as respostas... Não faça as coisas por prática, ou costume, mas viva o verdadeiro sentido de cada rito, tradição, gesto e ação de nossa fé. 

Estudar Teologia? Sim e você?
[Bibliografia: Theology for Beginners, by Frank Sheed]

Nenhum comentário:

Postar um comentário